domingo, 30 de abril de 2017

O Blogue veste Mondrian

Hoje apresento-vos duas peças baseadas na “Composição II em vermelho, azul e amarelo” (1930), de Piet Mondrian (1872 - 1944).

Piet Mondrian foi um pintor holandês modernista. Criou um movimento artístico neoplasticismo e com formas de pintura concreta, depois de ter passado por técnicas e experiências diferentes, no início da sua carreira como pintor, ao mesmo tempo que trabalhava como professor, tentando, assim, desta forma suavizar a relação com seu pai, que lhe tinha predestinado uma carreira policial e que ficou pelo caminho. 
O seu trabalho de artista, caminhou na direção à geometrização e à síntese da realidade, na busca de uma essência matemática e racional que caracteriza a sua obra.
A sua vida e o seu ambiente foi uma peça de arte, inspirado em arquitetos que partilhavam o seu movimento De Stijl.

Sendo um homem modesto e de uma vida simples, e gostando da arte tridimensional, criou os seus espaços de habitação com o seu estilo simples e muito próprio e as maquetas das suas casas dão conta disso mesmo.

De arquitetos a estilistas muitos foram os que se inspiraram na sua obra e a espalharam pelos quatro cantos ao longo dos tempos. Yves Saint Laurent e Prada, entre outros, inspiraram-se nos seus trabalhos geométricos e existem, hoje, peças de vestuário, malas, e tantas outras.
De 15 de Julho a 13 de Agosto decorre no Museu acima referido uma exposição de vários designers de moda e à qual assisti à fase montagem e preparação. 
Na última visita ao Gemeentemuseum, em Den Haag (https://www.gemeentemuseum.nl/en/exhibitions/fashion-style), mais uma vez passei horas em frente da sua obra, que muito aprecio.



Nos meus primeiros tempos de principiante nas artes de felting já havia reproduzido, em felting, “Nas margens do Gein: sai a lua” (1908).

Aqui vos deixo as minhas peças já prontas. Outras vos serão apresentadas em breve, dado o estado embrionário em que se encontram ainda.


Desejo-vos uma boa semana !
…. esta semana não há segunda feira. E esta, hem?


Fátima de Haan

2 comentários:

Cristina Santos disse...

ola´boa noite
como é que junta as cores num motivo tão geométrico? cose?
dava um vestido de inverno bem quentinho.
tem peças muito bonitas
bjinhos
cristina

Fatima de Haan disse...

Bom dia e obrigada pelo seu comentário.
Sim, dá um vestido ou saia bem quentinho, de facto.
A técnica exige algum cuidado na disposição das mechas de lã. No entanto é relativamente fácil e fará, com certeza, o vestido ou a saia num dia.
Fátima de Haan