sábado, 25 de novembro de 2017

um casamento pouco provável : nuno felting

Desenvolvida, por Polly Stirling, uma feltmaker australiana, nos últimos anos do séc. XX esta nova técnica – Nuno felting – tem sido, atualmente, uma das mais populares, na área do felting, pela sua capacidade de criação de peças verdadeiramente surpreendentes.
 
Num casamento quase improvável, esta técnica consiste na utilização conjunta de tecido de seda, linho, organza, chiffon ou algodão com a lã, criando tons, textura e design muito personalizados e criativos e uma peça será sempre única e exclusiva.
 
 
O nome “Nuno” que significa “pano” na língua japonesa, é muito usada para echarpes e peças de vestuário, por tornar as peças mais leves e requintadas, como vestidos de noiva, por exemplo.
 
Um exemplo disso é a exposição FeltPassion que esteve patente em 2015, na Alemanha e Holanda, com uma coleção produzida por mais de 50 artistas de felting, apresentando ao público a sua paixão pelo felting, peças que são autênticas obras de arte e a exposição, um sucesso.  De vestido de noiva a sapatos e chapéus, painéis de parede, taças e potes, acessórios e brinquedos, carpetes e arte têxtil, peças de vestuário fantásticas, uma imensa variedade artística e de infinitas aplicações na área do felting!
O vestido de noiva, num casamento perfeito entre a lã e o chiffon, foi das peças que mais me surpreendeu e um dia destes hei de fazer um.
 
Na Galeria do felt, no livro FAZdeLÃ, vai encontrar alguns exemplos de peças feitas por esta técnica (echarpe, painel de parede e uma almofada) bem como pode aprender por si mesma, como fazer na sua mesa da cozinha.
 
Hoje aqui vos deixo uma echarpe produzida em nuno felting, com os dias de frio que agora entram com o outono, finalmente, a bater à porta e Dezembro a entrar.
 
Boa semana e.... até Dezembro!

Fátima de Haan
 

2 comentários:

Cristina Santos disse...

E se calhar não vai chegar.
Experiência

Fatima de Haan disse...

mesmo que o inverno seja muito frio pode incluir-se mais lã e assim é sempre quentinha e macia! E muito leve! Experimente!